A importância de investir em uma assessoria jurídica

A importância de investir em uma assessoria jurídica

A-importancia-da-assessoria-juridica-em-imobiliarias

Ninguém consegue conquistar o sucesso sozinho, afinal não é possível “saber tudo”. Seja dentro de uma organização ou na vida pessoal, é preciso contar com a ajuda de outras pessoas para realizar todas demandas e serviços solicitados.

Delegar funções é uma maneira de conseguir otimizar melhor seu tempo, sem precisar se dedicar a outras tarefas. Trabalhar com questões que não são da sua área exige extrema capacidade e estudo. Por exemplo, não compensa você abrir mão de exercer sua função central para cuidar da parte jurídica.

Nos últimos anos o Brasil tem passado por uma fase de crises, o que faz com que a assessoria jurídica seja ainda mais necessária, pois ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? O trabalho de um profissional da área jurídica é importante para cuidar de toda parte burocrática, como admissão e demissão de funcionários, contratos, recuperação de crédito, reestruturação do negócio e compliance.

Preparamos este post, para que você possa entender a importância de deixar essa parte jurídica na mão de quem expert no assunto e como pessoas e empresas podem se beneficiar com o trabalho desses profissionais. Confira!

1. O que é assessoria jurídica?

De acordo com a lei 8.906/94, a assessoria jurídica é a forma de um advogado prestar serviços jurídicos para um empresário (autônomo, sócio ou microempreendedor individual). O intuito é ajudar e aconselhar o cliente a se prevenir dos riscos, contingencias, e garantir seus benefícios legais.

2. Por que eu deveria ter uma assessoria jurídica?

Como diz o ditado: antes prevenir do que remediar. Em qualquer setor dar um jeito no problema sai sempre mais caro do que prevenir. No caso da assessoria jurídica a história não é diferente.  Por exemplo: uma defesa de uma causa trabalhista sai muito mais cara, do que pagar a consultoria de um advogado que orientará a forma correta de proceder.

Os gastos com a assessoria jurídica podem parecer altos em um primeiro momento, mas nada que se compare aos custos de uma administração incerta. Hoje a assessoria jurídica deixou de ser um custo e passa a ser um apoiador estratégico para as tomadas de decisões.

3. Assessoria jurídica é segura?

Vivemos em um mundo que muda constante, fica difícil acompanhar todas as mudanças, por isso a assessoria jurídica foca na segurança do seu empreendimento. É preciso ter alguém para avaliar contratos e novas transações.

O advogado responsável pela sua empresa vai lhe deixar seguro quanto às questões jurídicas da empresa. Assim, após a consulta, você vai conseguir tomar as melhores decisões e analisar com autoridade seus negócios.

4. Como eu posso lucrar com a contratação de uma assessoria jurídica?

No item anterior falamos de segurança de uma assessoria jurídica. Onde as tomadas de decisões são seguras há lucratividade, pois qualquer erro pode custar um prejuízo enorme para empresa.

Além disso, com a participação ativa de um advogado é possível andar em dia com os tributos, evitando, assim multas por atraso e outras penalidades.

Agora que você já sabe a importância de investir em uma assessoria jurídica, não fique ai perdendo mais dinheiro, contrate um advogado de confiança para prestar consultoria. Desse modo, sua empresa vai ser mais produtiva e, consequentemente, gerar mais lucro.